O caso da floresta Rendlesham

O caso da floresta Rendlesham


Após anos de espera finalmente o governo britânico libera mais informações sobre um dos casos mais famosos da ufologia. Conheça um pouco mais sobre o caso e baixe sua cópia da documentação oficial completa aqui na Rede Brasileira de Pesquisas Ufológicas.

 

 O caso da Floresta Rendlesham é, com exceção do incidente de Roswell, o mais conhecido nos meios ufológicos de língua inglesa e, por consequência, do mundo. Inúmeros livros, artigos e especiais de televisão  foram feitos a respeito deste evento e incontáveis horas de pesquisa foram conduzidas para esclarecê-lo.

No espaço que separa as bases de Woodbridge e Bentwaters, há uma floresta denominada Rendlesham Forest. Estas bases, gêmeas, pertencem à Inglaterra, mas estavam sob regime de “leasing”  sob comando americano, devido a acordos feitos a nível da OTAN. A pesquisa militar avançada é a tradição deste local. E, embora as bases estivesse locadas a USAF, a responsabilidade por eventos nas cercanias e a defesa do espaço aéreo circundante pertencia ao MOD (Ministry of Defence) inglês.
No final de dezembro de 1980, durante três (ou duas) noites consecutivas, um misterioso aparelho voador foi visto voando sobre a floresta e aterrizou numa clareira onde militares americanos foram confrontados com algo estranho. Segundo alguns, dúzias de militares e alguns civis, também observaram o espetáculo sui generis. Alguns afirmam que o oficial comandante dirigiu-se para junto da nave e manteve uma entrevista com os três ocupantes da nave. Outros afirmavam que uma estranha névoa amarelada cobriu toda a floresta.
Este espantoso evento está documentado por investigação intensiva, conduzida por três ufólogas inglesas: Jenny Randles, Dot Street e Brenda Butler. Sobre ele foi escrito o livro Sky Crash.
Suas investigações começaram em 81 e uma das testemunhas mais importantes foi um operador civil de radar de Watton-Norfolk. Ele relatou, que aos 27/12/80,  foi rastreado um objeto estranho vindo da costa até se perder, perto Rendlesham Forest. Dois dias depois, oficiais da Inteligência da Força Aérea Americana foram até a estação de radar inglesa e pediram as fotos das gravações para estuda-las, pois continha os registros de um OVNI (procedimento um tanto estranho, pois parecem que queriam chamar a atenção para um fato que geralmente não é salientado). Segundo o operador, os militares narraram a ele toda a estória, inclusive o encontro do seu comandante com os alienígenas, o que contraria as normas de descrição que membros deste tipo de serviço estão obrigados.


 Outro fato importante foi a liberação de um memorando pela USAF devido à “Freedom of Information Act”. Assinado pelo tenente-coronel Charles Halt, autenticava os fatos. No seu memorando Halt descreve dois eventos, sendo que no primeiro 3 patrulheiros receberam ordens de investigar uma possível queda de avião fora do perímetro da base, adjacente à floresta. Os homens encontraram um objeto estranho, metálico na aparência e triangular no formato, de aproximadamente 2 a 3 m de base  por 2 m de altura . (ver desenho) O objeto, segundo Halt, tinha uma luz vermelha pulsante no topo  e fileiras de luzes azuis na parte de baixo e estava flutuando. Com a aproximação dos patrulheiros, manobrou entre as árvores e desapareceu.
Na noite seguinte, mais luzes estranhas e não explicadas  foram testemunhadas: “Uma luz semelhante ao sol era vista através das árvores. Se movia e pulsava”. Como ambos os incidentes aconteceram fora dos limites de jurisdição da USAF, Halt pedia permissão ao Ministério para os investigar. Nunca recebeu confirmação de seu recebimento ou instruções de procedimentos.
A divulgação do memorando de Halt criou grandes expectativas na comunidade ufológica. O entusiasmo pelas investigações foi renovado. Novas testemunhas oculares do evento foram encontradas. Porém as contradições continuaram a existir, não se podendo estabelecer com certeza se houveram ou não alienígenas no evento.
As teorias dos que estudam este caso vão desde um contato com alienígenas até um exercício de verificação de comportamento da tropa, passando por engano devido às luzes de um farol próximo.



Muitos investigadores tem especulado sobre a natureza e profundidade do envolvimento do governo britânico no caso. Os arquivos do caso Rendlesham mantidos pelo MOD seriam o Santo Graal de todas as pesquisas.
Agora os arquivos que estão à disposição aqui na BURN relatam as investigações feitas sobre o episódio.
Logo nas primeiras páginas da documentação lemos detalhes de evidências interessantes sobre o evento:
No dia seguinte (ao avistamento), três depressões de 1,5 polegadas de profundidade e 7 polegadas de diâmetro foram encontradas onde o objeto foi visto no chão. Na noite seguinte (29/12/1980) foi checado o nível de radiação da área. Leituras Beta/gamma de 0,1 milliroentgens foram gravadas com picos em três depressões próximo ao centro do triângulo formado pelas depressões. Uma árvore próxima tem leituras moderadas (.05-.07) no lado da árvore que ficou em direção as depressões.
(Nota do editor: esta é apenas uma pequena fração do que você vai poder ler nas cerca de 200 páginas que estão disponíveis para download em primeira mão para os visitantes da Rede Brasileira de Pesquisas Ufológicas desde sexta feira dia 29/11/02. Uma cópia de toda a documentação oficial pertinente ao caso pode ser obtida no link no final deste artigo.)
A primeira impressão dada pelos recém apresentados arquivos do MOD é que as acusações de acobertamento ou de um acordo com OVNIs e seus ocupantes nada tem a ver com o governo inglês. Este documento, histórico e oficial, demonstra que o ministério realmente gastou muito tempo investigando os supostos OVNIs de Rendleshan, ainda que os seus resultados pareçam decepcionantes para quem imaginava confirmação da existência de alienígenas no nosso planeta.
Um dos esclarecimentos conseguidos é a data exata dos eventos, nos dias 26 e 27 de dezembro. Interessantemente, os testemunhos dos patrulheiros parecem apontar as luzes vistas como a de um farol próximo. Nenhum objeto triangular foi descrito por eles para os investigadores do MOD. E a conclusão foi que os incidentes não eram significativos para a defesa do país.

Dentro da ufologia, o caso Rendlesham assumiu uma importância enorme, inspirou acusações e criou um mito. Se transformou em um espetáculo de mídia. Em cima de boatos e um memorando apressado. Foi muito barulho por nada, conforme expressão do mestre inglês Shakespeare? Ou as prosaicas conclusões das investigações serão encaradas como uma farsa para encobrir uma “verdade” maior?
Com certeza o caso ainda não foi encerrado e muito mais será falado sobre ele.
Utilize o link abaixo para baixar sua cópia de toda documentação oficial disponibilizada pela Royal Air Force sobre o caso:

Documentos Oficiais Floresta Rendlesham

Download 9.41 MB 85 downloads

FONTE:  http://www.portalburn.com.br/o-caso-da-floresta-rendlesham/
mas andes
Ufólogo e integrante do Grupo de Amigos que Estudam Mistérios e Ufologia criado em 1997, atuando em Guarujá e região, efetuando pesquisas nas áreas de ufologia e espiritualidade, e suas diversas ramificações. O caso da floresta Rendlesham.
Compartilhar

Artigos Relacionadas