Nos anos 50 as atividades ufológicas ficaram mais acentuadas, inclusive com os discos voadores "caindo" em várias partes do mundo.

Nos anos 50 as atividades ufológicas ficaram mais acentuadas, inclusive com os discos voadores "caindo" em várias partes do mundo.


                                                                               


No início desta década um importante acontecimento ocorreu em Farmington, Novo México. A informação não veio de uma fonte que estaria no local, mas sim de uma pessoa que teria visto os documentos enquanto trabalhava numa base militar e tinha acesso aos arquivos dos documentos. Enquanto revia o material dos arquivos, viu um documento que mencionava um acidente envolvendo um objeto discóide com uma cúpula. O objeto parecia estar pousado, não que tivesse caído. O problema deste relato é que a fonte disse exatamente a mesma história que havia acontecido em Aztec. Talvez seja o mesmo.

Em fevereiro houve dois casos. Um em Laredo, Texas, onde um pequeno objeto caiu num aeroporto e a Guarda Nacional resgatou-o, juntamente com um ser alienígena Eles teriam tentado reanimá-lo, mas na terceira tentativa o ser morreu.

No dia 18 de fevereiro, em Copenhague, na Dinamarca, o fazendeiro Christian Sandsen e sua esposa afirmaram terem visto 2 UFOs sobre a sua casa. Um permaneceu no céu enquanto o outro desceu e de repente se desintegrou em milhares de partículas brilhantes.

Na América do Sul, a nossa vizinha Argentina foi palco de um evento muito interessante na mesma época. O Dr. Henrique Caratenuto Botta, um arquiteto, relatou que enquanto dirigia na zona rural de Buenos Aires, viu um UFO no solo. Curioso com o avistamento, ele parou e desceu do seu carro e foi em direção ao objeto.

Ele entrou por uma porta lateral e viu os corpos de 3 seres. Depois de tocar num deles se assustou e fugiu. No dia seguinte retornou ao local com mais alguns amigos, mas a nave não estava mais lá. No local encontraram um monte de cinzas e no céu puderam ver um objeto cilíndrico e 2 pequenos discos.

Os 3 objetos se juntaram, e o objeto cilíndrico ficou avermelhado e desapareceu.

No dia 6 de dezembro, em Del Rio, Texas, num teste do avião F-94, na Base de Dyess, os radares detectaram um UFO indo na mesma direção do jato a uma velocidade muito alta. O coronel Robert Willingham, piloto do F-94, declarou que o objeto estava visível para ele e seu co-piloto e queriam interceptá-lo. A base não autorizou e então eles puderam ver quando o UFO fez uma curva de 90º.

Depois informações falavam que o objeto havia caído em algum lugar entre o Texas e a fronteira do México.

O coronel e seu co-piloto pegaram um avião mais "leve" e foram até o local. Lá chegando foram impedidos de se aproximar por militares que haviam isolado a área. Quando estavam indo embora o coronel Robert pegou um pedaço de metal do chão.

O UFO tinha caído entre dois montes de areia. O metal que estava com o coronel parecia com magnésio. Ele tentou derretê-lo mas não conseguiu. Willingham disse que levou o metal ao laboratório da Marinha em Hagenstown, Maryland para análises. Quando tentou saber notícias sobre os resultados do exame foi-lhe dito que a pessoa a quem ele havia entregue o metal nunca trabalhou no laboratório.

No final do verão de 1952, ao norte de Columbus, Ohio, EUA, Vivian Walton, que trabalhava para a Signal Corps, decodificou uma mensagem secreta que falava de um acidente próximo à Columbus. Mais tarde, um amigo de trabalho de Vivian mostrou fotografias de um disco intacto com 30m de diâmetros.

A equipe de resgate teve dificuldades de carregar a nave, que estava sem tripulação, para a Base de Wright-Patterson. Um outro acontecimento neste ano foi o caso ocorrido dentro de uma base militar americana, a Base de Edwards. Uma pessoa confiável, numa posição estratégica, estava trabalhando na sala de radares quando teria detectado um UFO descendo rapidamente na tela do seu radar.

Quando foi confirmado que o UFO havia descido, o seu capitão lhe disse para esquecer o assunto. Mais tarde o operador do radar soube que um UFO havia caído no deserto. Ele tinha mais de 50 pés de diâmetro com fileiras de janelas no seu centro. Foram encontrados os corpos da tripulação da nave. Eles mediam cerca de 1,20m de altura e tinham uma cabeça em forma de pêra invertida. A nave, os destroços e os corpos foram levados para a Base de Wright-Patterson.

Um caso ainda muito discutido hoje ocorreu no dia 21 de maio de 1953 em Kingman, Ohio. De acordo com a entrevista feita por dois jovens ufólogos, Jeff Young e Paul Chetham, em 3 de fevereiro de 1971, a testemunha que usou o pseudônimo de Fritz Werner, disse que trabalhou na área de testes atômicos em Nevada e também trabalhou no Projeto Blue Book.

Quando Young e Chetham perguntaram sobre o caso, Werner disse que o objeto era extraterrestre, tinha a forma de um charuto e um material bem duro mas liso. Young mencionou que havia ouvido falar muito sobre o acidente ocorrido em Kingman e sobre as criaturas encontradas na nave. Werner disse que viu as tais criaturas. Elas eram reais. Tinham 1,20m de altura, sua pele era escura, provavelmente por causa da sua exposição ao nosso ar; dois olhos grandes e escuros, dois orifícios no lugar dos narizes e orelhas. A boca era pequena e fina.

Ele não pôde ver mais pois os militares entraram na barraca onde se encontravam os corpos e mandaram que saísse dali. Numa segunda entrevista ele disse ter mantido contato com seres de outras naves, e afirmou ainda que havia visitado a área do acidente e as instalações onde estariam os restos da nave. Ainda há muitas dúvidas sobre este caso, que certamente dariam uma edição completa da revista.

Ainda no ano de 1953 –vejam que onda ufológica fantástica– são vários os incidentes relatados. Três deles foram particularmente interessantes: um no Canadá, outro nos EUA e mais um na África do Sul.

O primeiro ocorreu em Ontário, província do Canadá, onde o policial Floram Giabowski observou um objeto ovóide ao norte do céu e, de repente, ele explodiu. Momentos depois uma estranha chuva azul começou a cair. Testes feitos posteriormente pela Equipe de Pesquisa de Defesa mostrou que as amostras das chuvas tinham altos índices de radioatividade.

Em Dutton, Montana, EUA, Cecil Tenny estava de férias quando viu um objeto a baixa altitude que parecia estar com problemas. O objeto cilíndrico ficou visível por uns 7 minutos até que explodiu espalhando bolas de fogo pela área. Tenny parou num bar próximo e disse o que havia visto a policiais que estavam no local.

Naquela mesma noite a Base Aérea de Great Falls ligou para Tenny e pediu para que ele fosse até a base e contasse o que tinha visto para o coronel de plantão. O interrogatório durou 40 minutos. Quando estava saindo da base viu dois soldados carregando o que pareciam ser sacos de roupas. Mas quando jogaram no chão ficou bem claro que eram corpos.

Em Joanesburgo, África do Sul uma pessoa afirmou que um UFO havia sido recolhido, mas nenhum dado sobre o incidente foi revelado.

No ano de 1954 os relatos continuavam, porém com menos intensidade. Mas foi um ano com várias ondas ufológicas na Europa, principalmente na Itália e França, Estados Unidos e América do Sul.

Em Mattydale, EUA, duas pessoas, um analista de informação e sua esposa, viram um objeto de aproximadamente 14m de diâmetro no solo sendo examinado por várias pessoas. Algumas fotografias teriam sido tiradas por essas pessoas. No dia seguinte a polícia negou o fato.

No ano de 1957, ano das famosas fotografias tiradas por Almiro Baraúna, a bordo do navio da marinha brasileira, Almirante Saldanha, em outubro –e das várias ondas ufológicas novamente nos EUA e na América do Sul, além do famoso caso de abdução de Antônio Villas-Boas– um dos casos mais famosos na literatura e análise ufológica de todos os tempos ocorreu no dia 15 de setembro, em Ubatuba, litoral paulista.

Um evento espetacular. O relato do caso foi enviado ao já falecido Ibrain Sued, então colunista do Jornal O Globo. Na carta, a testemunha que não quis se identificar contou que antes deste episódio nunca havia acreditado em discos voadores...até aquele dia. No dia 15 de setembro, a testemunha estava pescando com alguns amigos num local perto de Ubatuba quando viu um UFO. Ele se aproximou da praia numa velocidade incrível e a colisão com o mar parecia inevitável. Entretanto, quando já estava quase tocando as águas, fez uma curva ascendente e eles viram boquiabertos o UFO explodir em milhões de pedaços. Parecia com fogos de artifício em pleno meio-dia.

A maioria dos fragmentos caiu no mar, mas alguns foram recolhidos na areia da praia. Eles eram leves como papel. A pessoa enviou alguns pedaços do fragmento para Sued.

Quando leu a história, Olavo Fonte, médico e membro da APRO, encontrou-se com Ibrain Sued.

Os pedaços do UFO foram examinados e embora as análises não tenham provado que o material seja de origem extraterrestre, esta possibilidade não foi descartada.

Como estamos podendo constatar, a maioria dos relatos tem sido feita por grupos pequenos de civis, pessoas comuns. Mas o relato de um incidente ocorrido próximo à Base Aérea de Nellis, no dia 18 de abril de 1962, é uma exceção: existem dezenas de testemunhas do fato.

Um objeto foi visto sobre Oneida e Nova York e seguia para oeste. Existem relatos desse objeto sobre Kansas e Colorado, e indicações de alguma coisa próxima a Eureka, Utah. Algo brilhante o suficiente para iluminar a noite em Reno, Nevada, como se fosse meio-dia. Depois seguiu em direção a Las Vegas. O objeto ficou incandescente e desapareceu dos radares da Base de Nellis a 10.000 pés de altitude.

A Força Aérea logo disse se tratar de um bólido. Mas havia milhares de testemunhas. Radares seguiram o objeto e o Comando de Defesa Aérea alertou várias bases, inclusive Nellis. Relatos indicavam que aviões foram enviados da Base de Luke para interceptar o objeto. De acordo com as testemunhas o objeto era redondo e avermelhado. Tinha um som parecido com turbinas. Então o UFO teria descido em Eureka, Utah, interrompendo o fornecimento de energia. Minutos depois decolou novamente, foi visto sobre Reno, Nevada, fez uma curva para o sul e desapareceu das telas dos radares de Las Vegas.

A Delegacia de Polícia foi inundada de relatos sobre uma explosão. O testemunho do piloto Herman Gordon Shields, que naquela noite voava num C-119, é importante: "Eu voava à 8.500 pés, próximo a La Van, Utah, e alguma coisa iluminou a cabine do avião. A luz vinha de cima, e para mim eram as luzes de aterrissagem de um outro avião. Eu e o tenente Larson, que estava à minha direita, continuamos a nossa rota. A luz então aumentou a sua intensidade e pudemos ver um rastro de objetos no solo, tão brilhantes quanto o dia, a umas 10 milhas de distância do avião. Esse rastro tinha uns 20km de extensão. As cores era distinguíveis e muito brilhantes. A intensidade da luz acima de nós começou a diminuir muito mais rápido do que quando tinha aumentado. Depois disso continuamos olhando para a luz e notei um objeto à minha esquerda, entre a minha asa e a minha turbina. Vi então que ele tinha a forma de um charuto. A sua parte inferior estava avermelhada como fogo e a sua parte superior era amarelada".

Será que esta nave em forma de charuto, mais conhecida como nave-mãe, estava à procura do seu disco voador que pudesse ter caído? Aquele rastro brilhante poderiam ter sido os restos do UFO? Até hoje os militares negam o fato, sem se importarem com o enorme número de testemunhas.
mas andes
Ufólogo e integrante do Grupo de Amigos que Estudam Mistérios e Ufologia criado em 1997, atuando em Guarujá e região, efetuando pesquisas nas áreas de ufologia e espiritualidade, e suas diversas ramificações. Nos anos 50 as atividades ufológicas ficaram mais acentuadas, inclusive com os discos voadores "caindo" em várias partes do mundo..
Compartilhar

Artigos Relacionadas