Caso Ufológico Brasileiro: OVNIs Sobre São Paulo (1986)

Caso Ufológico Brasileiro: OVNIs Sobre São Paulo (1986)


Os fatos ocorridos em São Pauloemtre as 18h30 do dia 19 de maio e 1h do dia 20 de maio de 1986 foram tão sem precedentes que viraram notícia pelo Brasil e fez com que as autoridades competentes se perguntassem sobre a existência de povos alienígenas em uma das únicas vezes em que um governo admitiu (embora camufladamente) ter sido visitado por extraterrestres.

Naquele dia, os fatos se seguiram assim:

  • 18:30 - O comando da torre do aeroporto de São José dos Campos faz o primeiro contato por radar com duas luzes intensas a 330 graus azimute e 15km de distância.

  • 19:00 - Torres de São PauloSão José dos Campos e Brasília detectam três alvos primários em lugares onde não haveria naves comerciais naquele momento.

  • 20:00 - O CINDACTA, em Brasília, detecta pelo menos oito sinais em seus radares.

  • 20:30 - Um novo objeto é observado com binóculos a partir da torre de São José dos Campos. O objeto de cor vermelho alaranjado e curvas bem definidas aproxima-se da torre e então se retira.

  • 21:00 - O avião Xingu do Presidente da Petrobrás, o Coronel Ozires Silva, pede permissão para pouso em São José dos Campos. Tanto Ozires Silva quanto o piloto do avião confirmam estarem vendo um objeto luminoso a 330 graus azimute e tentam perseguir o objeto por 10 minutos.

  • 21:10 - O Xingu retorna e tenta pousar em São José dos Campos, mas é seguido por um novo e mais luminoso objeto que desaparece cerca de 15 minutos depois. O radar do aeroporto detectou dois ecos sem dúvida alguma, sendo um desconhecido e o outro do Xingu.

  • 21:20 - O Centro de Controle Aéreo em Brasília é informado da situação.

  • 21:25 - O Xingu tenta novo pouso em São José dos Campos quando a torre de São Paulo informa estar vendo outro objeto a 180 graus ao Sul. O piloto do avião aborta o pouso e passa a seguir o objeto.

  • 21:30 - O Xingu tenta um terceiro pouso quando o Centro de Controle Aéreodetecta novos objetos. A 3000 metros de altura, o Xingu faz contato visual com três objetos luminosos que sobrevoam as refinarias da Petrobrás indo em direção à Serra do Mar. O Xingu finalmente pousa em São José dos Campos.

  • 21:40 - Novos objetos são observados a 320 graus azimute.

  • 21:50 - Um objeto luminoso de cor amarela e cercado de luzes é observado a 110 graus azimute.

  • 22:23 - O primeiro jato F5 decola de Santa Cruz, no Rio de Janeiro.

  • 22:45 - O segundo F5 sai de Santa Cruz seguido pelo primeiro Mirage vindo deAnápolisGoiás.

  • 22:55 - O Mirage não faz contato visual, mas detecta um eco no radar a bordo. O capitão do avião declarou em entrevista: "Seguí o objeto a 1350km/h e a uma distância de 9,5km por vários minutos antes que ele começasse a ziguezaguear e sumir do radar".

  • 23:00 - O segundo Mirage sai de Anápolis.

  • 23:15 - O primeiro F5 faz um contato visual e outro por radar com um objeto semeljante a uma boa de luz. Mais tarde o piloto do avião dclarou à imprensa: "Tive um contato visual e um por radar. O objeto parecia estar a 19km de distância, o que foi confirmado por radares em terra, e eu o seguí em Mach 1.1 (cerca de 1320km/h) por 320km sobre o Atlântico até que ele começasse a subir para mais de 10km de altura e sumisse".

  • 23:17 - O terceiro Mirage sai de Anápolis.

  • 23:20 - O piloto do segundo F5 também faz contato com os objetos e declara em entrevista: "O radar detectou de 10 a 13 objetos perto do aeroporto de São José dos Campos a uma distância de 32km à frente de mim. De repente a torre me informou que os objetos se aproximavam cada vez mais, mas o céu estava limpo e eu não via nada de anormal. A um dado momento minha nave foi cercada por 13 objetos, 6 de um lado e 7 do outro, que peraneceram alí por alguns minutos até que eu manobrasse a nave, momento quando eles sumiram do radar".

  • 23:36 - O quarto Mirage sai de Anápolis.

  • 01:00 - As naves retornam para suas bases.

Os fatos relatados foram tão estranhos que toda a imprensa brasileira se focou no acontecimento, o que levou a uma conferência com oficiais da Aeronáutica, os pilotos dos F5 eMirage e os controladores das torres no dia 23 de maio. No entanto, os oficiais do governo decidiram ocultar outros contatos feitos na noite de 22 de maio onde onze objetos luminosos voltaram a rondar a área de São José dos Campos.

Muitas explicações foram dadas, a maioria por astrônomos céticos, variando entre chuvas de meteóros e mal funcionamento dos radares, o que abriu diversas lacunas nas respostas levantadas como, por exemplo, por quê os radares das torres e dos aviões estariam com problemas similares e ao mesmo tempo. Outras hipóteses levantadas foram aviões espiões, reflexo da lua cheia, raios e lixo espacial. Duas das explicações mais plausíveis vieram do cientista espacial George Perry e da própria NASAPerry confirmou que a estação espacial russa Salyut-7 havia liberado várias caixas de lixo na noite do dia 19/05 e tais objetos entraram na atmosfera terrestre sobre o Sudeste do Brasil. Já a NASA ponderou que seria possível que o acontecimento tenha ocorrido por confusão, uma vez que um de seus satélites reentraria a atmosfera naquela noite em algum lugar.

Mas o Brigadeiro José Cavalcanti, do Comando de Defesa Aérea, não se impressionou com as explicações e declarou o seguinte em entrevista à revista Veja:
"Poderia ser lixo espacial, mas não foi só isso. Uma caixa metálica de lixo espacial pode ser detectada pelos radares, mas ela cai sempre à mesma velocidade e direção. Essa não foi a ocasião uma vez que os satélites claramente detectaram tamanhos, formas, velocidades e direções variadas naqueles objetos".

Outro fato interessante foi a declaração do Escritório da Defesa dos Estados Unidos, localizado noRio de Janeiro, em um documento aberto entitulado "a Força Aérea Brasileira teve um encontro imediato do primeiro grau":
"[CENSURADO] Embora o OR [Oficial Reportado] não acredite em OVNIs ou todas as declarações prévias de avistamentos, aqui há muito para que se possa ignorar. Três contatos visuais e por radar confirmam que algo visitou o Brasil na noite de 19 de maio".

O caso continua sendo um mistério.

FONTE: http://21dedezembro2012.blogspot.com.br/2013/10/caso-ufologico-brasileiro-ovnis-sobre.html
mas andes
Ufólogo e integrante do Grupo de Amigos que Estudam Mistérios e Ufologia criado em 1997, atuando em Guarujá e região, efetuando pesquisas nas áreas de ufologia e espiritualidade, e suas diversas ramificações. Caso Ufológico Brasileiro: OVNIs Sobre São Paulo (1986).
Compartilhar

Artigos Relacionadas