Geólogo confirma meteorito em Guarujá e diz que caso é raríssimo

Geólogo confirma meteorito em Guarujá e diz que caso é raríssimo


Material será levado à USP para análises que determinam idade da pedra.
Meteorito caiu no quintal de um morador de Guarujá, SP.

A pedra encontrada por uma morador no quintal de uma casa em Guarujá, no litoral de São Paulo, há cerca de 15 dias, é realmente um meteorito. A confirmação é do professor e coordenador do curso de Geologia da Universidade Monte Serrat (Unimonte) de Santos, Juarez Fontana. O geólogo diz que o fato é muito raro e que seria mais fácil o morador ter ganhado na loteria.
O meteorito caiu no quintal de uma casa e intrigou moradores e estudiosos. O geólogo Juarez Fontana coletou o material e analisou em laboratório. “As características físicas já apontavam que se tratava de um meteorito. Eles viram um rastro de fogo no céu e a pedra estava muito quente, quase queimou a mão do morador. O que é possível, pois o meteorito chega em uma velocidade muito alta. Fisicamente se observa que está calcificado, mas depois de saturado mostra uma parte no microscópio que conseguimos ver ligas metálicas. São características bem evidentes de que se trata de um meteorito”, explica o estudioso.

O meteorito ainda será levado à Universidade de São Paulo (USP) para um estudo mais aprofundado, onde será possível fazer uma análise química, metalográfica e geocronológica. “A comprovação não é só física, existe um conjunto de questões a se analisar. A análise química é para saber a composição total, a metalográfica para verificar qual é o tipo de liga, e o estudo geocronológico pela datação, que pode tratar com precisão o tempo profundo desse meteorito, que pode ter bilhões de anos”, afirma Juarez.
Segundo o professor de geologia, a raridade da queda deste meteorito é grande, já que haviam diversas chances do material ter sido destruído antes de chegar ao solo. “O caso é raríssimo, porque apesar de ter milhares de meteoros no planeta, eles são de formas variadas. Podem ser de gelo, que evaporiza, pode ser rochoso, que pulveriza se ele entrar na atmosfera com ângulo muito agudo. Este meteorito deve ter entrado com ângulo diferente para não ser destruído. Considerando também que o planeta tem 3/4 de água, cair aqui é mais raro do que ganhar na Mega Sena”, diz o geólogo.
Depois do estudo feito na USP, o meteorito pode até ser vendido por preços que variam entre U$ 50 e U$ 700. “Existem colecionadores e museus que adquirem essas peças. É um comércio. Como qualquer coisa, o preço é dado pela raridade. O especialista vai definir a raridade e vai emitir um laudo especificando as características deste meteorito”, finaliza Juarez.
Luan Santana
O meteorito foi encontrado pelo motorista Danilo Paixão, de 27 anos, que batizou a pedra como Luan Santana. Ele encontrou o objeto no dia 10 de janeiro, após vários moradores terem relatado um rastro de fogo no céu. "Não tem a música Meteoro da Paixão? Esse é o meteoro do Paixão. Então o nome dele vai ser Luan Santana", brincou o 'descobridor'.


FONTE: http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2014/01/geologo-confirma-meteorito-em-guaruja-e-diz-que-caso-e-rarissimo.html




mas andes
Ufólogo e integrante do Grupo de Amigos que Estudam Mistérios e Ufologia criado em 1997, atuando em Guarujá e região, efetuando pesquisas nas áreas de ufologia e espiritualidade, e suas diversas ramificações. Geólogo confirma meteorito em Guarujá e diz que caso é raríssimo.
Compartilhar

Artigos Relacionadas