NASA testa com sucesso ‘banda larga’ em sonda na Lua

NASA testa com sucesso ‘banda larga’ em sonda na Lua

 
 
Utilizando um feixe de laser pulsado a bordo de sua sonda recém-lançada chamada Lunar and Atmospheric Dust Environment Explorer (LADEE), a NASA transmitiu dados entre a Lua e a Terra em uma taxa recorde de 622 megabits por segundo. Os dois corpos estão separados por cerca de 385 mil quilômetros.
 
 
A demonstração, que a NASA chama de Demonstração Lunar de Comunicação a Laser (LLCD), vai inaugurar “a próxima geração de comunicação espacial”, de acordo com Badri Younes, vice-administrador associado da agência espacial. “Estamos entusiasmados com os resultados do teste, e estamos confiantes de que estamos no caminho certo para introduzir esta nova tecnologia em todos os nossos novos serviços em breve.”
A ‘banda larga’ resulta em uma melhoria drástica e muito aguardada. Por décadas, as sondas da NASA vem fazendo comunicação com a Terra através de ondas de rádio – uma tecnologia que já atingiu os seus limites práticos e que deve ser trocada por tecnologias mais intensivas de dados, capaz de enviar imagens em 3D e em resolução maior, além de transmissões de vídeo.
A sonda conseguiu enviar dados sem erros em uma velocidade média de 20 Mb/s – algo muito maior do que a maioria dos brasileiros tem em casa.
 O anúncio da NASA não faz menção aos desafios enfrentados pela comunicação com o espaço translunar – ou seja, o volume de espaço além da órbita da lua. A comunicação com os planetas e naves espaciais no espaço profundo exigirá protocolos que podem acomodar grandes distâncias, tempos de comunicação estendidos e muitos sinais interrompidos. Nenhum desses problemas é enfrentado por uma nave espacial que está na Lua – em uma distância muito próxima.
 [NASA, io9
Via: http://misteriosdomundo.com/nasa-testa-sucesso-banda-larga-sonda-lua
 
mas andes
Ufólogo e integrante do Grupo de Amigos que Estudam Mistérios e Ufologia criado em 1997, atuando em Guarujá e região, efetuando pesquisas nas áreas de ufologia e espiritualidade, e suas diversas ramificações. NASA testa com sucesso ‘banda larga’ em sonda na Lua .
Compartilhar

Artigos Relacionadas

1 comentários:

E tem gente que acredita! Essa sombra dele refletida no visor do capacete não está em conformidade com sua forma com toda aquela roupa "espacial". A NASA deveria ganhar um troféu campeão ilusionismo, porque consegue enganar milhões.
Nem a posição da sombra está correto.