A descoberta iminente de possíveis sinais de vida extraterrestre

A descoberta iminente de possíveis sinais de vida extraterrestre




POR SALVADOR NOGUEIRA
A descoberta iminente de possíveis sinais de vida extraterrestre está fazendo muita gente no mundo da ciência se mexer em tempos recentes. Mas e quanto às religiões? Elas estão prontas para lidar com o conceito de que talvez não estejamos sós no Universo? Essa foi a espinhosa investigação a que se dedicou o astrônomo David Weintraub, da Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos.
Ele acaba de publicar um livro, “Religions and Extraterrestrial Life”, cujo principal objetivo é buscar pistas de como as diversas religiões humanas lidam (ou não lidam) com a ideia da existência de alienígenas. E a conclusão a que ele chega pode surpreendê-lo: diferentemente do que se pode imaginar, a descoberta de vida extraterrestre não ofereceria grande desafio à maioria das religiões abraçadas hoje pelos terráqueos.
“Para algumas grandes religiões, o próprio conceito de vida extraterrestre está embutido em suas histórias e/ou escrituras; para outras, ideias sobre vida extraterrestre são claramente irrelevantes para seus sistemas de crenças. Para pelo menos algumas poucas religiões, evidências da existência de vida extraterrestre exigiriam a realização de alguns ajustes, que podem ser feitos quando o momento chegar, mas esses ajustes não viriam a um custo teológico grande; para outros grupos religiosos, crenças importantes e profundamente enraizadas seriam fundamentalmente podadas pela prova de que seres extraterrestres existem”, escreveu Weintraub em seu livro.
O astrônomo analisou os escritos e a teologia de diversas religiões, entre elas o judaísmo, o catolicismo, o cristianismo ortodoxo, o anglicanismo, o cristianismo protestante, o cristianismo evangélico e fundamentalista, o mormonismo, o islã, o hinduísmo, o budismo, o siquismo, o jinismo e a religião Bahá’í.
(Aliás, o que chama atenção na obra é sua amplitude; senti falta apenas do espiritismo, cuja presença é forte no Brasil e na França, mas não chega a ser uma perda tão grande, uma vez que os espíritas tratam a ideia de vida extraterrestre de forma tão natural que não lhes faltam livros específicos sobre o tema.)

Fonte http://almeiraogigante.blogspot.com.br/2015/02/o-arquivo-x-brasileiro.html
mas andes
Ufólogo e integrante do Grupo de Amigos que Estudam Mistérios e Ufologia criado em 1997, atuando em Guarujá e região, efetuando pesquisas nas áreas de ufologia e espiritualidade, e suas diversas ramificações. A descoberta iminente de possíveis sinais de vida extraterrestre.
Compartilhar

Artigos Relacionadas