Rastreando a Origem do Culto da Serpente

Rastreando a Origem do Culto da Serpente


A criação de Loki Hel, Fenrir e Jörmungandr. Por Emil Doepler, 1905 (Wikimedia Commons)
Na mitologia, a serpente simboliza a fertilidade e a procriação, a sabedoria, a morte e a ressurreição (devido a perda da sua pele, que não é semelhante ao renascimento), e nas primeiras escolas de misticismo, o símbolo de “Da Palavra” era a serpente.
A “luz” que apareceu foi metafóricamente definida como uma serpente chamada “Kundalini”, enrolada na base da coluna que permanece latente numa pessoa não desperta.
A divindade ou o despertar de uma divindade e das capacidades latentes vieram com os rituais e ensinamentos trazidos pelo povo serpente.
Para compreendê-los, devemos olhar para as “serpentes” originais.
  • Na China, era um casal, um homem e uma mulher com cabeças humanas e corpos de serpente chamados Fu Xi e Nu Wa, que criaram os seres humanos.
  • Na Suméria, foi a Anunnaki Nin-Khursag e o seu marido Enki, que receberam a tarefa de criar trabalhadores. Enki é conhecido por nós como a serpente em Génesis – aquele que nos deu a capacidade de pensar e raciocinar e por isso foi amaldiçoado pelo seu irmão Enlil.
  • Para os Hindus, foi a serpente cósmica Ananta, que nos criou.
Portanto, se, no início da criação do homem, temos um par de seres serpentes que nos criaram, então aqueles do culto da serpente devem ter sido os seus descendentes directos, seja pelo sangue ou pelo espírito.
Fu Xi e Nu Wa, as serpentes mitológicas que criaram os humanos na mitologia Chinesa (Wikipédia)
A próxima serpente era o filho de Enki, Ningizzidda, conhecido pelos sumérios, egípcios e tibetanos.
De acordo com Zecharia Sitchin, ele morava em Magan, ou o que nós conhecemos como Egipto, levando os teóricos a acreditar que ele era Thoth, que formou uma escola de mistérios propagando ideias de auto-aperfeiçoamento e iluminação, promovendo actos e a filosofia do seu pai.
Se Enki e Ningizzidda governaram Egipto como se afirma, então essa escola teria sido um farol que atraía todos os que desejavam adquirir conhecimento, apoiados pelo poder e força de Magan.
Existe alguma outra prova para essa teoria?
Foi referido no Concílio de Nicéia que,
“Os poderes dos deuses vieram do Egipto”. 
Havia uma grande Fraternidade (nomeada pelas suas vestes), uma escola de mistérios proeminente em Karnak.
Um dos seus ramos tornou-se o Therapeutate Egípcio que na Judeia eram conhecidos como os Essênios. Jesus, sendo um Essênio, provavelmente foi iniciado no Egipto nesta escola de mistérios, aumentando os níveis até se tornar um “Mestre”.

O Deus Sumério, Ningizidda, representado como a serpente de cabeça dupla enrolada numa dupla hélice (destacando a dualidade na natureza), flanqueado por dois grifos (Wikipedia)
Eventualmente, os Anunnaki perderam o controlo da Terra e a sua população, que se expandia rapidamente, com a humanidade espalhada pelo mundo formando as suas próprias colónias e estruturas sociais.
Aqueles que seguiram a ideologia da serpente teriam se preocupado em manter a relevância diante de mudanças constantes, novas religiões e potenciais ameaças à sua própria terra, que era rica.
Para protegerem-se e encorajar as pessoas a seguir o seu sistema de crenças, enviaram emissários (os “Resplandecentes”) e encontramos histórias sobre esses Resplandecentes em todo o mundo.
Para caçadores e pescadores simples, eles pareciam deuses.
Eles não vieram para conquistar as terras, mas sim para ajudar as pessoas, ensinando-as como cultivar, curar os seus doentes e feridos e, ler as estrelas.
Numerosas culturas antigas em todo o mundo adoravam a serpente, seres como,
  • Quetzalcoatl, Cihuacohuatziti e Cihuacohuatl no México e no Peru
  • O Rei Naga da Índia e os seus filhos Nagin
  • Po Nagar, no Vietnãme, que foi a sua primeira Imperatriz,
… e as divindades serpente que eram belas mulheres associadas com árvores e lagos.
A Deusa Serpente do Egipto, Wadjet, era a protectora da terra, dos Reis e das mulheres durante o parto.
Em Minoa, a Deusa Serpente foi abordada como A-sa-sa-ra-me e estava relacionada com o Ishassara Hittite, o Khmer Apsara e a Asherah Canaanita.
A Irlanda Pré-Cristã, a Escócia e a Inglaterra também adoravam a serpente.
A Deusa Serpente Minoana (Wikimedia Commons)
No entanto, a visita de uma figura de proa não foi suficiente para consolidar a posição do culto da serpente, especialmente quando confrontados com novas religiões e reinos que foram adquirindo poder político e militar.
Para esse fim, foram organizados casamentos politicamente vantajosos com as famílias governantes emergentes.
Um príncipe ou uma princesa serpente casado com a família traria comércio, riqueza, conhecimento sobre como formar uma sociedade coerente e os segredos conhecidos apenas pelo culto, que seriam então transmitido aos filhos resultantes.
Foi esse bem de conhecimento que deu à nova família dominante a vantagem sobre o seu povo e lhes permitiu reivindicar “Divindade” – ou superioridade sobre todos os outros.
No entanto, a maioria desses casamentos não teve um final feliz.
O Rei Dwuttabaung da Birmânia tinha uma princesa Naga como esposa. A capital da Birmânia, Pagã, tinha conselheiros e assistentes Naga. Em alguns relatos, depois de uma queda com a sua esposa, diz-se que ele foi morto pelos Nagas.
  • No Laos, relata-se o conto do Príncipe Naga chamado Phangkhi, que se apaixonou por uma Princesa Khmer, Aikham. Desejando ter um vislumbre dela, mas permanecendo incógnito, ele transformou-se num esquilo, mas foi infelizmente pego e comido.
  • O seu pai, o Rei Naga travou a guerra de retaliação no reino, capturando a princesa. O Rei Phadaeng, que também estava apaixonado por ela, foi resgatá-la, mas não teve sucesso, tornando-se o Rei Fantasma e continuando o cerco da capital do rei Naga.
  • No Cambodja, foi Soma, a filha do Rei Naga, que foi capturada pelo sacerdote Brahmin Kaundinya que então se casou com ela. O seu pai sugou a água de uma terra pantanosa, criando o país de Kampuchea para o casal.
Escultura de um Naga, um dos muitos forjados de madeira ou pedra que podem ser encontrados em toda a Ásia
  • Em Java, há uma história que tem alguma semelhança com a Pequena Sereia. É o conto de Nyai Lara Kidul, que era casada com o rei humano. Ela era tão linda que as suas outras esposas contratavam bruxas para torná-la feia. Em desespero, ela pulou para o oceano, onde a deusa teve piedade dela, transformando-a em meia-humana, meio serpente e consagrando-a Rainha do Oceano.
  • Na Índia, os seres serpente eram conhecidos como Nagin – os filhos do Rei Naga. Várias famílias reais reivindicam a linhagem através do inter-casamento em Nagin, incluindo Manipur, Yadavas e Pallavas.
  • Na Grécia, o exemplo mais famoso é Alexandre o Grande, cuja mãe era uma participante entusiasta dos ritos órficos, muitas vezes dançando com serpentes sobre ela. No afresco intitulado “Zeus seduz Olympias”, por Giulio Romano, Zeus tem a cabeça e o tronco de um ser humano, mas a cauda de uma serpente.
Zeus seduz Olympias, Giulio Romano, 1526 Palazzo del Te, Mantua, Itália (Wikipedia)
Na França, temos a história de Melusine – metade humano/metade peixe (ou serpente), traída pelo seu marido que quebrou a sua palavra de honrar o seu pedido de não incomodá-la enquanto ela tomava o seu banho ritual.
Por que, quando os seres serpente eram conhecidos pela sua beleza e trouxeram tais vantagens, os casamentos muitas vezes terminaram tão mal?
Ela também viu-se dependente da boa vontade do seu marido para garantir que ela fosse bem-vinda na sociedade e muitas vezes enfrentava censura, suspeita das suas influências estrangeiras e ciúme completo.
Incapaz de formar amizades, ela foi condenada ao ostracismo e, se o afecto do seu marido vacilasse, aqueles que a buscavam sofreriam a queda.
Em muitos casos, a princesa simplesmente voltou para casa, deixando os seus filhos para trás. Em outros, ela ou o seu marido morreria.
No entanto, ela é lembrada através dos seus filhos, que nasceram com maior força e inteligência do que aqueles que os rodeavam, permitindo que a família consolidasse a sua reivindicação de que lhes foi concedido o direito divino de governar pelos deuses, filhos superiores é a prova do favor dos deuses.
Fonte:
mas andes
Ufólogo e integrante do Grupo de Amigos que Estudam Mistérios e Ufologia criado em 1997, atuando em Guarujá e região, efetuando pesquisas nas áreas de ufologia e espiritualidade, e suas diversas ramificações. Rastreando a Origem do Culto da Serpente.
Compartilhar

Artigos Relacionadas